FAQ - Frequently Asked Questions

Q: O que é o ShippingNoise.com ?

R: Esta página mostra resultados de um modelo dos níveis de ruído subaquático gerado pelo tráfego marítimo - designado por ruído naval. O ruído naval é uma de diversas formas de introdução de ruído no meio marinho.

Q: Porque razão foi criada esta página?

R: O objectivo é mostrar a contribuição do tráfego marítimo para o nível de ruído subaquático em larga escala, o qual, hoje em dia, se apresenta como uma forma de poluição crónica nos oceanos. O ruído subaquático tem sido objecto de diversos estudos com respeito aos efeitos sobre a fauna marinha. Este sítio não mostra medidas directas de ruído. Os dados mostrados são obtidos através de um modelo computacional de propagação acústica. Devido à dificuldade prática de obter medidas directas nestas escalas espaciais estes resultados podem ser utilizados como boa aproximação, em complemento a medidas directas.

Q: O que é ruído subaquático?

R: Ruído Subaquático resulta da introdução de energia na forma de ondas mecânicas no meio subaquático. Neste caso, o meio subaquático é o ambiente marinho.

Q: Que níveis de pressão sonora afectam a fauna marinha?

R: É difícil dar uma resposta simples a esta questão, a qual é objecto de investigação científica. Em geral, cetáceos, peixes, e outras formas de fauna marinha têm padrões de audição e sensibilidades diferentes, sendo cada espécie sensível uma certa intensidade sonora e intervalo de frequências. Futuramente, poderemos mostrar resultados que tenham em conta o limiar de audibilidade de alguma espécie.

Q: Como são obtidos os níveis sonoros mostrados nas figuras?

R: Há uma figura que mostra o nível de pressão sonora instantâneo devido ao tráfego marítimo do instante correspondente, na forma de uma superficíe de intensidades, normalmente desiganada por mapa de ruído . Para gerar essa superfície, requer-se o conhecimento das posições dos navios presentes, o espectro do ruído radiado por cada um, e informação ambiental (perfil de velocidade propagação, batimetria, fundo marinho). Estes dados são utilizados como entradas do modelo de propagação para cálculo dos níveis sonoros. A cada 10 minutos é gerada uma nova imagem do nível sonoro ao longo da área a fim de se obter uma série temporal. Essa série temporal é processada a fim de obter indicadores estatísticos que permitam extraír informação significativa. Os indicadores estatísticos mostrados nesta página são o nível sonoro excedido durante 95% do tempo (p05), o nível sonoro excedido durante 5% do tempo (p95), e o nível sonoro médio.

Q: Como são obtidas as posições dos navios?

R: As posições dos navios são obtidas através de dados AIS. Os dados AIS são disponibilizados através da página de partilha de dados AIS www.aishub.net

Q: O que é AIS?

R: AIS é o acrónimo de Automatic Identification System. O sistema AIS é um sistema anti-colisão. Navios de grande porte estão equipados com um transmissor AIS, para evitar colisões durante a navegação. O sistema transmite um mensagem digital contendo diversos parâmetros tais como User ID, posição, velocidade, direção, tipo, entre outros parâmetros. Veja AIS wikipedia para informação mais detalhada.

Q: Que navios são mostrados? Porque desaparecem, por vezes?

R: A maioria dos meios navais são porta-contentores, petroleiros, ou cruzeiros que passam em posições distantes dos receptores instalados em terra, pelo que não é garantida a recepção das mensagens AIS transmitidas por um determinado meio naval em todos os instantes.

Q: Porque são mostradas apenas áreas em Portugal, Espanha e Canal da Mancha?

R: Actualmente estão disponíveis dados de qualidade aceitável para estas áreas. O principal constrangimento é a capacidade computacional disponível para cálculo dos mapas de ruído subaquático. Quanto maior é a área, mais tempo computacional é necessário. As áreas mostradas podem ser alteradas no futuro.